O Vírus é um programa ou pedaço de código que é carregado ao seu computador sem seu conhecimento ou permissão. Alguns vírus são meramente irritantes, mas a maioria dos vírus são destrutivos e designados a infectar e controlar sistemas vulneráveis.
Um vírus pode se alastrar a vários computadores e redes ao criar cópias dele mesmo, assim como um vírus biológico passa de uma pessoa para a outra.
Que os vírus de computador é um dos maiores medos dos usuários tanto em dispositivos pessoais, quanto corporativos não é mais segredo.
Isso porque esses softwares mal-intencionados podem trazer inúmeros prejuízos para os usuários, principalmente às empresas.
A variedade de vírus aumenta cada vez mais, mais precisamente, de forma diária. De acordo com o estudo do antivírus, G Data, de 2017, são criados 27 mil novos malwares diariamente.
Isso se dá porque os avanços tecnológicos aprimoram os computadores/dispositivos, e, com isso, as configurações e medidas de segurança.
Como está protegido?
“São tantos tipos de vírus, e eles só evoluem com o passar do tempo e avanços da tecnologia, o que fazer?’’
Calma, assim como os vírus evoluem, as ferramentas para minar esses ataques e garantir a segurança das suas máquinas também.
É nesse ponto que entra o antivírus. O antivírus é um software que detecta, impede e atua na remoção de programas de software maliciosos, como vírus e worms. São programas usados para proteger e prevenir computadores e outros aparelhos de códigos ou vírus, a fim de dar mais segurança ao usuário.
Da mesma forma que existem muitas formas de infecções por parte dos vírus, o antivírus também possui vários métodos de identificação para impedir a entrada desses vírus, incluindo atualização automática, escaneamento, quarentena e outros meios.
Mas é importante que você saiba que o antivírus funciona para assegurar a proteção de uma máquina, de forma individual, não de toda a rede.
Isso significa que ele impedirá os ataques na máquina, mas esses ataques não vem só por meio dela. Existem muitas outras vulnerabilidades exploradas por quem busca informações da sua empresa, que envolve o ambiente da rede.
Por isso é necessário que você conheça esses ataques, as vulnerabilidades e as ferramentas utilizadas para proteger-se.
Conclusão
Como vimos, os vírus surgiram com a evolução dos computadores e estão acompanhando essa evolução, tornando-se cada vez mais perigosos e nocivos, trazendo transtornos e prejuízos gigantescos aos usuários e empresas.
Diante desse cenário é fundamental conhecer os tipos e maneiras de atuação, bem como a forma de se proteger. Espero que esse artigo tenha esclarecido suas dúvidas sobre esse assunto.