A sigla VPS significa Virtual Private Server ou Servidor Virtual Privado. Um servidor VPS é um servidor dedicado dividido em várias partes, cada uma delas atuando como um servidor individual.
Mas o que isso quer dizer na prática? Em uma analogia, pense neste grande servidor como um edifício com muitas salas, cada sala tem seus recursos próprios e que não são compartilhados com outras salas do edifício.
É assim que funciona um servidor VPS, em que cada parte deste servidor físico extremamente robusto e com grande capacidade de recursos é dividido em partes menores, cada uma delas é um servidor VPS, que isoladamente tem comportamento e performance de um servidor.
Assim como as salas de um edifício, cada servidor VPS é independente um do outro, ou seja, cada cliente só pode acessar seu próprio servidor VPS e os recursos alocados, como memória RAM, armazenamento e processador são de uso exclusivo da sua aplicação.
Ao contratar um servidor VPS você recebe acesso root, o que significa ter acesso total para realizar configurações, instalações e personalizações como quiser em seu servidor.
Com este acesso você tem autonomia para gerenciar da maneira que desejar todas as configurações e pode hospedar sites, sistemas e qualquer tipo de aplicação que desejar.
Assim como quando sua empresa cresce o número de funcionários e precisa de um lugar maior para acomodar todos com tranquilidade e comprar um prédio inteiro para sua empresa se tornaria caro demais. Dessa forma vale mais a pena alugar uma sala maior ou um andar inteiro em um prédio, não é mesmo?
O mesmo vale para um servidor VPS, em que sua empresa garante um espaço maior, com mais recursos e liberdade sem a necessidade de comprar um servidor dedicado.