Ter cópias seguras dos arquivos não é uma obrigação exclusiva para as grandes corporações. Manter um backup na nuvem é um procedimento indispensável para o armazenamento de dados de uma empresa de qualquer porte. Do contrário, já imaginou o seu negócio sem os contatos de seus clientes e os anos de informações sobre seus produtos, ou documentos importantes perdidos?
Diariamente, as manchetes estão cheias de notícias sobre ciberataques – os ransomware. Um tipo de malware que sequestra o computador da vítima. É mais um exemplo da importância de se realizar backup na nuvem. Visto que é a única maneira de se proteger desse tipo de vírus. Mas um bom planejamento de segurança de dados deve levar em consideração outros fatores de riscos. Já que a prática também previne problemas por conta de ocorrências não virtuais, como a perda por meio de acidentes, roubos ou até mesmo falhas humanas.
Ao contrário do que parece, não é uma tarefa complicada, mas exige disciplina, organização e investimento, a fim de garantir o sigilo das informações.
O BARATO PODE SAIR CARO
Quando se trata de soluções de TI, optar pela opção mais barata pode ser um verdadeiro tiro no pé. Essa é uma decisão que implicará diretamente nos resultados da empresa. Pois operações bem estruturadas de backup e restauração de dados são de vital importância para a continuidade do seu negócio.
Os processos manuais, por exemplo, são os mais preocupantes e ainda representam mais de 90% dos casos de perda de dados, sendo decorrentes de falhas de hardware ou erros operacionais. A ferramenta a ser escolhida tem de estar adequada ao volume de dados; o tipo de informação; o tempo de execução e restauração; e a uma política de correções e melhorias clara. Contar com um time de suporte de TI eficiente é outro fator fundamental para garantir o fluxo de trabalho.
AS VANTAGENS DO BACKUP NA NUVEM
Decidir pela opção de um backup na nuvem, onde os arquivos são sincronizados de forma automática de modo programado, é a melhor maneira de garantir que as principais informações estejam completamente seguras. E as vantagens não param por aí. Há redução de custos, já que a manutenção de HDs externos e mídias de armazenamento físico deixa de ser uma obrigação, reduz também o espaço físico ocupado por enormes equipamentos de hardware, pode melhorar o desempenho da rede e, além de todos esses ganhos, a possibilidade de acessar arquivos de qualquer lugar e qualquer dispositivo.