Embora a maioria das empresas usem e conheçam o significado de Cloud, entender como funciona a possibilidade de trabalhar com múltiplas nuvens ainda é um grande desafio.
Então, afinal, o que de fato é Multicloud? Essa tendência está em rápido crescimento e pode ser uma excelente aliada dos negócios. Quer saber mais sobre esse modelo de tecnologia em Nuvem? Então continue lendo este post para descobrir! Vamos lá?
O que de fato é Multicloud?
Multicloud é o termo utilizado para se referir a uma estratégia de várias nuvens, ou seja, quando é utilizado de dois ou mais serviços de computação em nuvem de qualquer número de fornecedores de nuvem diferentes.
Um ambiente de várias nuvens pode ser totalmente privado, totalmente público ou uma combinação de ambos. Por conta das diferenças entre os sistemas, não devemos nos referir a ela como uma tecnologia em si, mas uma maneira de implementação e administração da computação em nuvem para empresas.
A Multicloud foi ganhando força no mercado inicialmente porque muitas organizações ainda tinham receio sobre a confiabilidade da Nuvem. Essa estratégia era, e ainda é, vista como uma alternativa para evitar a perda de dados ou possíveis tempos de inatividade devido a falhas na nuvem pública.
Além disso, outro grande impulsionamento na adoção desse modelo foi a possibilidade de a empresa não ficar aprisionada a um único fornecedor já que a estratégia de várias nuvens permite que o cliente selecione diferentes serviços em nuvem ou recursos de diferentes provedores. De fato, até hoje, essa é uma característica importante, pois alguns ambientes de nuvem são mais adequados do que outros para tarefas específicas.
Hoje em dia, a Multicloud continua atendendo a esses pré-requisitos, mas também traz uma série de outras vantagens sobre o serviço simplificado da Nuvem que muitas empresas ainda não conseguem entender completamente. Veja a seguir todos os benefícios dela.
Por que usar uma estratégia de Multicloud?
Muitas empresas estão apostando nesse modelo por ele permitir, principalmente, o uso misto de vários serviços em Nuvem de diferentes provedores, o que garante uma maior flexibilidade na contratação de serviços e na própria variedade de opções oferecidas. No entanto, os benefícios não param por aí.
Abaixo, listamos os demais motivos para apostar nessa estratégia:
Segurança
Como já sabemos, no geral, independente do serviço em Nuvem que uma empresa contratar, ele já é considerado mais seguro do que manter dados armazenados localmente no prédio da organização.
No entanto, com uma estratégia Multicloud é possível combinar diferentes soluções de segurança de diferentes provedores. Isso significa que a empresa terá a flexibilidade para escolher a opção que considera mais confiável para armazenar seus dados.
É possível, por exemplo, combinar o armazenamento dos dados sensíveis na nuvem privada, enquanto deixa outras aplicações do dia a dia em uma Cloud pública.
Autonomia
Outro benefício trazido pela Multicloud é relacionado a autonomia do sistema. A organização cliente poderá se relacionar de forma muito mais independente em relação aos diferentes serviços de nuvem que estão à sua disposição.
É possível escolher exatamente quais são os recursos que precisarão ser contratados de cada provedor, o que será movido ou não para Cloud e até mesmo para qual modelo. Afinal, nem tudo deve estar na nuvem necessariamente.
E quem melhor para determinar isso senão quem trabalha diretamente com esses dados no dia a dia, não é mesmo? Desse modo, a TI interna da organização terá autonomia e flexibilidade na tomada de decisão.
Redução de riscos e falhas
Por não manter todos os dados e sistemas corporativos em uma mesma nuvem, a empresa estará reduzindo a exposição a riscos e falhas. Assim, ao estarem distribuídos entre diferentes fornecedores, caso haja uma interferência em um serviço, como um período de inatividade, as demais Nuvens continuarão ativas, não afetando completamente todo o sistema da organização.
Maior economia nos custos
Como já citamos, a flexibilidade permite que as empresas optem pelos provedores que desejarem para cada uma de suas necessidades. Isso ainda permite que elas escolham as ofertas mais vantajosas, principalmente quando suas demandas aumentarem.
Portanto, é possível avaliar cada oferta e necessidade e escolher aquela que apresenta melhor custo-benefício.
Otimização da infraestrutura
Ao selecionar cada oferta de cada provedor de acordo com as demandas de seu negócio, você ainda estará fazendo a personalização de sua infraestrutura. Assim, a organização poderá fazer ainda mais otimizações de seu ambiente na nuvem, além de garantir o atendimento a todas as demandas sem estar preso a um único parceiro.
Menor latência
Ao hospedar as aplicações em ambiente virtual, a empresa pode selecionar regiões e zonas da nuvem que estão próximas dos seus clientes — o que minimiza a latência e melhora a experiência do usuário.
Isso pode ajudar ainda a alcançar uma velocidade mais rápida, afinal quanto menor a distância dos dados dos seus clientes, mais rápido o seu aplicativo responderá às ações dos usuários.