5 DICAS PARA AUMENTAR A SEGURANÇA DA SUA EMPRESA

1. Tenha backup das suas informações

Todo e qualquer sistema, por melhor que ele seja, está sujeito a apresentar problemas em algum momento. Em algumas situações, a tragédia é previsível, mas em outros pode não haver tempo para salvar certas informações. Some a isso o fato de que muitas vezes até é possível salvar dados apagados, mas o custo pode ser alto.

É por essa razão que a sua companhia deve pensar em soluções de backup constantes. Dependendo do volume de dados com o qual você trabalha, gravações diárias ou mesmo com intervalo de poucas horas podem ser necessárias para evitar que, caso algum problema aconteça, o prejuízo seja enorme para a sua empresa.

2. Use sistemas de computação na nuvem

Embora os sistemas de cloud computing ainda sejam vistos por muitas empresas como menos seguros, existem algumas razões que tornam essa premissa uma inverdade. Isso porque existem tecnologias com alto grau de segurança que acabam sendo compartilhadas por diversas empresas.

Caso você optasse por uma solução como essa em um sistema individual, certamente teria como ônus um custo elevado e que talvez não se justificasse ou fosse inviável. Contudo, nesse caso você tem acesso a uma tecnologia de ponta a um custo reduzido, pois o valor é diluído entre muitas outras companhias. No final das contas, os benefícios acabam justificando essa escolha.

3. Cuidado com e-mails falsos e maliciosos

O e-mail é o vetor mais comum de ataques cibernéticos, de campanhas massivas de spam a golpes sofisticados e direcionados para distribuição de ransomware.

Investir na conscientização sobre segurança de e-mail é uma das melhores coisas que você pode fazer para proteger a sua empresa. Aprenda e ensine os seus usuários a reconhecer e-mails maliciosos e considere também investir em um software específico de segurança de e-mail.

Para combater e-mails maliciosos, como phishing, spam e BEC (Business Email Compromise), a Gatefy oferece uma solução de gateway de e-mail e uma solução anti-fraude baseada em DMARC. Você pode ver mais informações aqui:

4. Mantenha softwares e computadores atualizados

Manter os softwares e os computadores atualizados é uma dica básica, mas ainda é negligenciada por muitos usuários e até por técnicos. Novas versões e atualizações são frequentemente lançadas para resolver bugs e problemas que poderiam facilitar o acesso de hackers ao seu sistema.

Nunca é demais enfatizar a importância de garantir que todos os seus sistemas operacionais, softwares (incluindo softwares de segurança, como antivírus e antimalware) e navegadores da web estejam atualizados.

Se você estiver usando um software em nuvem, lembre-se de ativar a opção de atualizações automáticas.

5. Tenha níveis de privilégio de acesso

Quando falamos em computação na nuvem, isso significa que todas as informações podem ser acessadas a partir de qualquer lugar. Entretanto, uma das medidas de proteção aos dados é conceder níveis e privilégios de acesso apenas àqueles que realmente precisam do conteúdo em questão.

Por exemplo, setores de cadastro não precisam, necessariamente, ter acesso a dados da área financeira. Trata-se de uma hierarquização da informação, com níveis e privilégios distintos de acesso que ajudam a minimizar o impacto das perdas em caso de erros dos usuários ou mesmo de eventuais invasões a níveis mais baixos.

Essas são as cinco dias e também boas práticas para ser avaliada para por em prática na sua empresa, seja ela grande, médio ou pequeno porte, não importa! Proteja seus dados e diminuía as perdas ao máximo. GOSTOU! COMPARTILHA O CONTEÚDO PARA SEU AMIGO/AMIGA QUE ABRIU UMA EMPRESA OU QUE JÁ TEM UMA EMPRESA E QUE AINDA NÃO ESTA ATENTO A SEGURANÇA DIGITAL DA SUA EMPRESA, FICA DE OLHO 😉

Teste grátis por 30 dias