Bloquear conteúdo web nas empresas é uma realidade cada vez mais comum. Entenda quais os principais tipos de ameaças que sua rede corporativa precisa combater.
Bloquear conteúdo web durante o horário de trabalho é uma prática comum nas empresas. Além da preocupação com o foco do colaborador, também existe uma forte justificativa relacionada à segurança. Por isso mesmo, este assunto é amplamente discutido em ambientes corporativos, tendo em vista o impacto causado sobre os negócios e sobre a produtividade.
O controle do uso da internet é direcionado a conteúdos que podem oferecer riscos à segurança das redes corporativas e que não estão associados à atividade principal do colaborador.
Continue lendo o post para saber quais os principais tipos de ataques aos quais sua empresa pode ser exposta.
Quais são os riscos da liberação ao acesso de qualquer conteúdo?
A internet está saturada de ameaças à segurança corporativa. Não somente sites de conteúdo adulto, mas páginas falsas de lojas virtuais ou bancos, jogos, testes, notícias, entre outros.
São muitas as formas encontradas por criminosos virtuais que podem provocar quebras na segurança da sua empresa. Sabe-se, no entanto, que a maior porta de entrada de ataques virtuais é através de spams por email, com links para sites maliciosos que alojam malwares e vírus na rede.
Os vírus são instalados no computador – e podem se espalhar pela rede corporativa – a partir do momento que um usuário abre um link recebido por email ou faz download de um arquivo. O WhatsApp, devido à sua versão web, também tornou-se uma preocupação crescente para os administradores de rede e segurança.
Os softwares nocivos e causam problemas substanciais, desde lentidão na internet e nos computadores, captura de informações sigilosos, perda e, até, sequestro de dados.
Por isso, é fundamental implementar o controle de acesso à Internet, afim de evitar o acesso a sites inseguros ou indesejados. Para uma melhor gestão deste tipo de bloqueio, recomenda-se o uso de softwares específicos, que agregam funcionalidades importantes, organizam a informação e ainda geram relatórios com alta utilidade prática
Quais os tipos de malwares e os riscos que eles oferecem?
Conheça três tipos de malware que podem causar sérios problemas a seu negócio e podem facilmente infectar máquinas por meio da navegação web.
Ransomware
É um tipo de malware que sequestra dados como arquivos e bancos de dados, através de um bloqueio realizado por meio de criptografia. A empresa perde o acesso aos seus próprios dados e o malfeitor demanda pagamento (normalmente em BitCoin) para devolver o acesso. O Brasil, já há alguns anos, é o país mais afetado por este tipo de extorsão na América Latina.
Spyware
É uma categoria de software malicioso que pode coletar dados que trafegam na rede sem os usuários saberem. Ele é elaborado para atuar de forma totalmente discreta e imperceptível, podendo monitorar todas as tarefas das máquinas: logs de mensagens instantâneas, teclas digitadas, atividade na web, etc.
Trojan (Cavalo de Troia)
Como o nome já indica, este tipo de malware se faz passar por algo útil e legítimo. Sua meta é conquistar a confiança do usuário a partir de mensagens bem elaboradas e, então, obter a permissão para ser instalado. A partir de sua instalação, ele entrega o controle da máquina para o hacker.
Como bloquear os sites impróprios?
Para assegurar uma navegação mais segura e que também evite distrações, recomendamos tecnologias como um Firewall em Nuvem com interface simples de gerenciar e eliminar que acessos indesejados possa causar algum transtorno a sua empresa, esta solução você encontrar na CYLOG CLOUD com o Lfirewall que solicitando uma demonstração grátis entrando em contato com a equipe de suporte um especialista vai ajuda-lo a gerencia-lo e tirar todas as dúvidas, e o melhor de tudo que poderá utilizar 30 dias grátis como forma de teste totalmente sem custo.
esteja sempre conectado à Internet com velocidade e segurança, implementando soluções de firewall de alta disponibilidade, capazes de identificar e bloquear ataques à rede da sua empresa de forma proativa. Aumente sua segurança e produtividade, contando com nossa tecnologia de segurança em nuvem e o apoio do nosso suporte técnico sempre ativo.
Conclusão
Gostou do post? então siga a gente nas redes sociais para acompanha com antecedência os artigos que serão publicado. e fique por dentro de diversas novidades do universo da tecnologia em nuvem que está sempre buscando a evolução nas empresas seja grande, pequeno ou médio porte.