A nova era digital já revoluciona a vida das pessoas, desde o simples ato de ir e vir (pegar um taxi/uber), pedir comida (ifood, Uber Eats), pagar uma conta (home banking), agendar um exame de saúde (WhatsApp) compartilhar sua localização, em fim, cada vez mais dependemos da internet!
O aumento no volume de dados das empresas com o acesso a internet, transformando as redes wireless e de computadores em portas de acesso a ataques e invasões por diversos personagens. Proteger é a palavra que requer atenção e de fato uma ação!
O firewall é o serviço que promove esta segurança. Quando instalado em sua empresa, promove diversas restrições de acesso a pessoas e dispositivos protegendo as informações confidenciais de seus sistemas e dos softwares de gestão.
O nome traduzido em inglês quer dizer “barreira de fogo”, o que já deixa claro o objetivo de qualquer Firewall: criar uma barreira de defesa para bloquear o tráfego de dados indesejados e liberar o acesso daqueles que são bem vindos. quando há um firewall intermediando esses acessos, todas as informações de entrada e saída passam por
ele, que examina cada um isoladamente e bloqueia aqueles que não têm os critérios de segurança especificados para o firewall.
Como funciona um firewall?
O firewall utiliza regras e métricas de acesso que visam acompanhar e analisar todo o trajeto do usuário/dispositivo desde a sua chegada(login) até sua saída (logout). para entender melhor, imagine quando você vai fazer uma compra no supermercado. Você provavelmente faz uma lista com todos os itens que deseja comprar.
Essa lista é sua configuração, ou seja, se você colocou nela “refrigerante”, “arroz” e “banana”, seu computador permitirá só a entrada desses itens na sua rede, bloqueando a passagem daqueles que sejam diferentes.
Por isso, um dos pontos principais para que seu firewall funcione perfeitamente é fazer a configuração correta. Esse método é chamado de “Filtragem de Pacotes”, daí a comparação com as sacolas de compras no supermercado.
Porém, como qualquer outra solução, o firewall não garante 100% de segurança para os seus dados. Ele não dispensa o uso de outras alternativas de proteção e de um software antivírus, que servirão para atuar naquelas ameaças que ainda conseguirem ultrapassar a barreira.
Firewalls são sistemas autônomos, ou seja, que funcionam sozinhos?
Assim como todo hardware ou software, mesmo que eles sejam produtos de primeira linha, vão acabar subutilizados se não houver um profissional qualificado para operar. Você precisa acompanhar e monitorar seu firewall, atualizá-lo e manter backups recentes das principais informações.
Lembre-se de que a prevenção ainda é o melhor caminho para minimizar danos. Ameaças à segurança da informação evoluem e mudam diariamente. Novos vírus, worms e ataques são criados para explorar as fraquezas do seu sistema.
Por isso, um serviço de firewall gerenciado é importante para reduzir seu tempo de reação a ameaças, perceber e corrigir fraquezas a tempo e, como dissemos, manter seu software e hardware nas últimas versões disponíveis.
Lembre-se do quão importante são as informações confidenciais da empresa e a quantidade delas que estão espalhadas em diversos setores e formatos na infra e na internet. Um bom sistema de firewall pode garantir a segurança delas, desde que seja um serviço adequado ao tamanho da sua empresa, tanto em robustez da solução quanto no monitoramento da rede.