O WhatsApp, foi lançado em 3 de maio de 2009, e hoje é considerado uma das ferramentas mais usadas no mundo. O aplicativo de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphone faz parte do cotidiano de milhões de pessoas, e oferece versão business para empresas e versão tradicional para pessoa física.
No entanto, como qualquer outra ferramenta, o WhatsApp está vulnerável a sofrer fraudes e golpes. Por conta disso, tomar alguns cuidados durante o seu uso é fundamental para evitar problemas.
7 ESTRATÉGIAS PARA EVITAR GOLPES NO WHATSAPP
Agora que você já sabe quais são os golpes mais famosos do WhatsApp, confira 6 estratégias simples que ajudam a reforçar a segurança no uso do aplicativo:
1- ATIVE O DUPLO FATOR DE AUTENTICAÇÃO DO WHATSAPP
O duplo fator de autenticação é um recurso criado para que apenas o dono tenha acesso ao WhatsApp, mesmo que outro indivíduo saiba sua senha. Assim que ativar a funcionalidade, qualquer tentativa de uso do seu número em outro celular, irá requerer um PIN de seis dígitos.
2- EVITE CLICAR EM LINKS DESCONHECIDOS
Além de ativar o duplo fator de autenticação do WhatsApp, outra estratégia para não cair em golpes é evitar clicar em links desconhecidos. Sempre que um amigo ou familiar mandar uma mensagem e você ficar na dúvida, ligue e questione a pessoa sobre a origem do link.
3- NÃO FORNEÇA INFORMAÇÕES PESSOAIS PARA DESCONHECIDOS
Começou a conversar com uma pessoa e ela solicitou o seu CPF, endereço ou RG? Fuja! Não forneça qualquer tipo de informação pessoal para desconhecidos, mesmo se tratando de um vendedor ou um cliente. Você nunca sabe se o usuário do outro lado da tela é realmente quem diz ser.
Então, melhor não correr riscos e deixar para informar os seus dados pessoalmente (e se necessário).
4- NÃO DÊ ATENÇÃO A CORRENTES
Não dê atenção a correntes! Mensagens assim podem ser verdadeiras armadilhas e conter vírus, links maliciosos ou até mesmo se tratar de fake news.
5- NÃO BAIXE ARQUIVOS DESCONHECIDOS
Recebeu um arquivo por mensagem do WhatsApp, mas não sabe qual é a origem do documento nem quem é a pessoa que te enviou? Não baixe de forma alguma. Pois, a curiosidade geralmente faz as pessoas se arriscarem, e por conta disso muitas acabam comprometendo sua segurança.
6- NÃO COMPARTILHE O CÓDIGO DO WHATSAPP ENCAMINHADO POR SMS
Quando outra pessoa tentar registrar uma conta com o seu número de telefone, o WhatsApp encaminhará uma mensagem por SMS para o seu aparelho. Assim sendo, para evitar perder o número para criminosos, não compartilhe o código de confirmação com mais ninguém.
7- INSTALE UM ANTIVÍRUS
No caso da empresa, ter um antivírus instalado nos telefones corporativos também é uma estratégia para destruir ameaças e evitar golpes.
Como os colaboradores costumam interagir com clientes e fornecedores, é importante apostar nessas ferramentas para proteger os dados de terceiros, bem como reforçar a segurança da informação na companhia.